terça-feira, 11 de janeiro de 2011

N900 e seus customs

Comprei esse celular a alguns meses atrás e ele não pára de me surpreender. As possibilidades são infinitas. É possível instalar diversos SO's nele, apesar de não ter a enorme gama de softwares (também não tem as inutilidades) tem tudo que eu preciso e até mais. Neste último fim de semana fiz uma viagem relâmpago pra fora de Brasília. Tinha meu PSP pra passar o tempo e o N900 pra ouvir músicas. O problema é que a bateria do celular não tem uma fama muito boa. Se não me engano, segundo a Nokia, ele tem autonomia de 8 hrs de audio. Minha viagem duraria 12 hrs.
Shit, pensei. No meio do caminho, provavelmente vou ficar sem bateria. Mas não contavam com a astúcia de alguns desenvolvedores. Existem diversas formas de poupar energia no aparelho. Primeiro eu desliguei o básico.
1) Wi-fi = OFF
2) Bluetooth = OFF
3) SSH = OFF
4) Serviços On-line (Gtalk, Skype, etc) = OFF











Apartir daqui vieram os "a mais". Primeiro, eu pensei comigo mesmo, "na estrada não tem sinal da minha operadora, então pra que gastar bateria com sinal de celular?". Então ativei o modo Offline do aparelho (nem sabia que existia).











Neste momento as coisas ficaram complicadas. Não tinha mais pra onde correr. O player do aparelho tava consumindo cerca de 30% da CPU devido à taxa de amostragem diferente do esperado por ele (o aparelho trabalha a 48 khz, presente em DVD's, e o mais comum que existe é 44 khz, presente em CD's de audio).
Então veio a idéia. Se eu posso usar o QCPUFrequency (um programa) pra fazer Overclock no aparelho, porque não fazer o oposto? Isso mesmo. Diminuí o clock do processador de 600 Mhz, que estava "overclockado" pra 900 Mhz, para mízeros 250 Mhz. O aparelho fez miséria com a bateria. 12 hrs de viagem (e muita música ininterrupta) depois e ainda tinha 20 % de carga. Na volta, quando cheguei a Brasília, reativei as funções todas, fiz ligações, e ele ainda tinha carga.











Continuo feliz com meu N900. É isso e até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário