quinta-feira, 3 de junho de 2010

Como se preparar para SCJP

É fato que todo desenvolvedor sonha em ter uma certificação. Se ela for bem vista no mercado passa a ser meta dos mesmos. Foi pensando dessa forma que eu decidí tirar a minha certificação SCJP. Iniciei meus estudos a duas semanas e ainda vou levar mais oito pra fazer a prova. Vou colocar aqui no blog meus progressos pra que outros tenham melhor chance. Estou seguindo o livro da Kathy Sierra e Bert Bates (Guia de Estudo SCJP) e recomendo. O livro abrange todos os tópicos referentes à certificação e te dá uma preparação que dispensa qualquer curso por aí. De quebra, o livro ainda traz mais de 280 questões e dois master exams. Vamos ao que interessa. Como se preparar para a certificação?

Eu acredito que em tudo que se for fazer na vida é necessário planejamento e organização. Estudar não é diferente. Então, eu definí um plano de estudo bem elaborado e com um objetivo ao final. Meu plano de estudo foi feito com base no livro da Kathy Sierra. O livro é dividido em dez capítulos. Eu decidí que leria um capítulo por semana, faria os exercícios do capítulo no sábado e revisaria o conteúdo no domingo. Isso me dá cerca de dez páginas por dia. Parece pouco, mas eu trabalho e estudo! Bom, já tenho meu plano, prazos a cumprir e etc. Agora é só colocar em prática (que é o que estou fazendo!). Durante esse período de estudo eu vou estar postando algumas considerações interessantes que eu for tirando do livro. Acredito que vá ajudar quem ler o blog e também a mim, afinal a melhor maneira de fixar o aprendizado é ensinando. Me despesso por aqui. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário