segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tudo começa do início + RIA

Este é o primeiro blog que eu possuo. No começo é meio complicado falar sobre coisas porque temos muito o que falar, mas é difícil organizar tanta coisa em palavras. Como eu não sei por onde começar, então comaçarei por algo que eu conheço. Vamos falar de RIA:
RIA significa Rich Internet Application. Em outras palavras, são aplicações ricas para a web. Com este tipo de tecnologia é possível emular diversas funcionalidades presentes em um desktop (imaginemos o Windows pra ficar mais fácil) dentro do browser (tenham em mente o firefox). Poxa, não entendí. No problem. Vou dar um exemplo prático de algumas aplicações:

-http://qwikioffice.com/desktop-demo/login.html
-http://opensource.adobe.com/wiki/display/blazeds/BlazeDS
-http://www.wynapse.com/Silverlight/Tutor/Silverlight_Code_Samples.aspx

Este tipo de aplicação tem crescido na web. Com este crescimento, surgiram também ferramentas especializadas em construir esse tipo de aplicativo. O primeiro exemplo foi feito utilizando uma framework escrita em javascript chamada Extjs (mais informaçoes em www.extjs.com). O segundo exemplo foi feito utilizando o Adobe Flex. O terceiro foi utilizado o Micro$oftiano Silverlight. Ambos demonstram um visual muito chamativo e moderno.
Porém, RIA não se restringe a isso. Se você é desenvolvedor de sistemas, deve estar se perguntando: "Beleza. É tudo muito bonito, mas e quanto ao lado servidor? Como é que fica?". Ter uma tecnologia tão chamativa e não poder contar com um banco de dados seria puro desperdício. Mas existem bytes no fim do pacote. As duas primeiras que eu lhes apresentei possuem integração com as principais linguagens server-side. A terceira eu desconheço integração que vá além do .NET. Podemos integrar com o parrudo e nem sempre performático Java, o PHP e seus bugs, o propritaríssimo .NET e por aí vai.
Acredito que RIA tem muito a crescer ainda. Nos meus próximos posts eu vou falar um pouco mais sobre Extjs que eu já estudei profundamente.

E assim fecha meu primeiro post. Bye buddy's. See you!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário